2 de jan. de 2009

Pateo do collégio

O começo de tudo!!!

Um dos locais mais visitados em São Paulo, pode-se dizer que aqui começou o que hoje se transformou numa das maiores metrópoles do mundo. São Paulo nasceu a partir da construção de uma pequena cabana de pau-a-pique onde se reuniam 13 jesuítas, entre eles José de Anchieta e o padre Manoel da Nóbrega, empenhados em catequizar os nativos.
A oficialização da fundação da cidade ocorreu no dia 25 de janeiro de 1555. a mesma data da conversão do apóstolo Paulo, nome que deu origem a cidade. Em dezembro de 1556 a casa foi ampliada para abrigar o colégio dos jesuítas. Com a expulsão dos religiosos determinada em 1759 pelo Marquês de Pombal, o Pateo do Collégio se tornou o Palácio dos Governadores entre os anos de 1765 e 1908. Nessa época grande parte do acervo da igreja se perdeu devido a um desmoronamento.
O local só voltou a sua vocação original entre 1932 e 1953, quando foi transformado em Secretaria da Educação. No ano de 1954 a Companhia de Jesus iniciou o projeto de reconstrução do colégio que só terminou em 1979 com a fundação do Museu do Padre Anchieta e da Igreja Beato Anchieta.
Hoje o complexo abriga diversas atividades culturais. O Museu, composto por sete salas, expõe coleções de arte sacra, uma pinacoteca, objetos indígenas, uma maquete de São Paulo no século XVI, a pia batismal, antigos pertences de Anchieta, entre outras coisas.

Atualmente em seu interior há fragmentos de uma parede do antigo colégio dos jesuítas, datado de 1585. A edificação atual procura simular a original seiscentista, visto que em 1896 a igreja foi demolida e o Palácio dos Governadores foi derrubado por volta de 1954, sendo inaugurado o conjunto no formato atual em 1979 lá também está a sede do Museu Anchieta.

2 comentários:

Anônimo disse...

Não sabia

Van disse...

Parabéns...
Pode ter certeza que vou visitar sempre seu blog para aprender bastante,rsrsr
Adorei, dá até vontade de visitar alguns lugares de São Paulo apartir de agora...
Beijos